CURSO ESPECIAL
  GESTãO DE RISCOS COM APLICAçãO DA RESOLUçãO 3490

 METODOLOGIA

Durante o curso serão estudados os tópicos abaixo, através de exposição teórica seguida do estudo de caso com dados de mercado e soluções em planilha excel. Serão quatro seções com intervalos para café e um intervalo para almoço.

 PROGRAMA

GYORGY VARGA
 

1. Fundamentos da Gestão de Risco
Necessidade da gerência de risco: desastres recentes (crise do subprime e Soc. Gen.), crise sistêmica, capital mínimo, legislação, modelo interno e risk manager. Tipos de riscos: mercado, crédito, liquidez, operacional, legal e soberano. Medidas de risco: prejuízo máximo, volatilidade, VaR, EaR, Surplus-at-risk e CVaR. Risco em renda fixa: marcação a mercado, curvas de juros e volatilidade.

2. Risco e Cálculo do VaR
O que é o VaR: simulação histórica, método paramétrico. VaR para derivativos: delta-normal x Monte-Carlo. VaR de renda fixa: duration e portfolio, correlação entre ativos e mapeamento dos fluxos nos vértices. VaR para títulos prefixados e indexados. Risco do modelo, backtesting e stress testing.

3. Alocação de Capital e Regulamentação
Basiléia I e II. Capital econômico e Patrimônio de Referência Exigido (PRE). Carteira de negociação e outras posições. Resolução 3490 e suas circulares. Risco de crédito e operacional: valor de exposição, fatores de ponderação e controle do risco.

4. Aplicação da Resolução 3490
Cálculo da exposição a risco cambial, commodities e ações. Parcelas de exposição a risco de juros prefixado e indexado: exposição líquida, descasamento vertical e horizontal. Relatórios gerenciais e regulatórios.

 

 

 
         
Tel: (21) 2557.9284 | E-mail: fce@fce.com.br
1998-2017 | FCE | Todos os direitos reservados. Empresa autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários
English